FISH

sábado, 21 de agosto de 2010

A pedra filosofal Parte 2



   Voltando ao momento filosófico, queria propor a seguinte pergunta para você que está lendo esse blog: Qual é o seu objetivo de vida? Há algo que lhe motiva a continuar seguindo em frente? Atire a primeira pedra quem nunca sentiu uma sensação de vazio, algo faltando?. Acho que poucas pessoas pararam realmente uma vez na vida para pensar nisso. Mas por que? Por que quase ninguem pára pra pensar nisso, já que estamos vivos? Vamos lá: a mente humana é composta fundamentalmente por três partes; o id, o ego e o superego. O id e a nossa parte mais instintiva, uma parte que desconhece juízo, lógica, valores, ética ou moral, sendo exigente, impulsivo, cego, irracional, antissocial, egoísta e dirigido ao prazer. O ego desenvolve-se a partir do id com o objetivo de permitir que seus impulsos sejam eficientes, ou seja, levando em conta o mundo externo: é o chamado princípio da realidade. É esse princípio que introduz a razão, o planejamento e a espera no comportamento humano. O superego tem três objetivos:
inibir (através de punição ou sentimento de culpa) qualquer impulso contrário às regras e ideais por ele ditados (consciência moral); forçar o ego a se comportar de maneira moral (mesmo que irracional) e
conduzir o indivíduo à perfeição - em gestos, pensamentos e palavras (ego ideal). Resumidamente: o id é o nosso instinto, o superego é as limitações que a sociedade coloca e o ego está no meio disso tudo.
   Onde eu quero chegar com toda essa enrolação? Simples, pequeno gafanhoto. Voltando a primeira parte do post, qual era a pergunta lá escrita: Qual é o seu objetivo de vida?. Na nossa vida tão corrida, nem sequer percebemos a maioria das coisas que se passa ao nosso redor, queremos, a curto prazo, acabar um trabalho escolar ou profissional, curtir a vida em festas, etc. A longo prazo, alguns querem casar e ter uma família, outros querem ter um bom emprego mas, e aí? E depois? Você percebe que passou uma vida inteira sobrevivendo e apenas tendo prazeres momentâneos. Há quem diga assim: "mas eu tive muitos amigos e minha família, todos são muito importantes pra mim". Sim, eu concordo, mas acho que as pessoas importantes para nós não são o nosso objetivo, mas sim elas nos ajudam a alcançar um objetivo; em outras palavras, são os nossos alicerces para contruirmos nossa hístória.
   Ou seja; passamos uma vida inteira reprimindo nossos desejos pela sociedade, e mesmo quem consegue realizar tudo que deseja ainda sente algo faltando. O que me motivou a escrever esse post é que há muito tempo eu não tinha um objetivo, apenas vivia sem saber o que queria para minha vida. Até que um dia percebi que queria fazer a diferença; passar por esse mundo e depois ver que fui importante para construir algo bom, algo que mudasse este mundo tão corrompido e confuso. E para realizá-lo vou fazer o possível e o impossível, mesmo que tenha que me sacrificar por isso. Isto pode soar um pouco forte, mas graças a isso sei que tenho uma meta e, mesmo que não consiga realizá-la, vou morrer tentando.

 Essa é a minha Pedra Filosofal, ache a sua também!!!!!!!!

Obrigado por ter tido a paciência de ter lido até aqui, e desculpe se fui chato ou incoveniente. Obrigado e até a próxima!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário