FISH

domingo, 26 de dezembro de 2010

1° Passo


Toda grande caminhada começa com o primeiro passo


    Como falei no ultimo post, vou dar dicas simples de como preencher esse vazio que todos temos, e por muitas vezes tentamos suprimir sem sucesso.
    O primeiro passo para você que está perdido é muito simples: arrumar um objetivo de vida. Parece simples (e até é, mas nem tanto assim), porém muitas pessoas não conseguem estabelecê-lo. Mas porquê ter um??
Simples, com um você preencheria parte desse vazio que possuímos, mas não tenho nada contra com alguem que não o possui (qual é o problema de passar a vida se divertindo com futilidades, felicidades temporárias e uma falsa sensação de paz? O problema é que você vai cair no caso citado no post anterior -trágico-).
   Antes de falar o que seria um verdadeiro objetivo de vida, gostaria de fazer uma breve introdução filosófica u_u.
   Com muita freqüência, nos identificamos com aquilo que fazemos, e não por aquilo que somos.

   O propósito fundamental de uma ocupação é prover os meios para o sustento. A menos que tenhamos algum objetivo supremo, no entanto, trabalhamos para sobreviver, e sobrevivemos para poder trabalhar – o que é um ciclo sem sentido.

   Como podemos saber o que somos? Olhando para aquilo que fazemos durante as horas nas quais não trabalhamos, quando não estamos engajados nos meios de sobrevivência. Poderia ser chocante descobrir que nosso supremo propósito na vida é assistir televisão ou nos perder em qualquer outra diversão.

   O descanso e o relaxamento são tão vitais para a vida quanto água e alimento. Porém, depois que nossas necessidades vitais foram satisfeitas, deveria haver algo pelo qual vivermos.

   Se não temos uma meta importante, devemos pelo menos ficar ocupados procurando uma.

   E esse é o grande problema: achar uma meta. Nesse pequeno globo de água e guerras, vivemos com valores tão corrompidos (assunto para posts futuros) que não temos idéia do que fazer. Infelizmente, esse é um caaminho pessoal, ninguém pode dizer a você qual meta seguir. Mas pelo menos eu posso dar um conselho (se quizer seguir, ótimo; se não quizer, melhor ainda). Uma meta pessoal não precisa ser nada de muito grande (seria bom se todas as pessoas quizessem mudar o mundo, mas não é assim, até pq, você precisa mudar antes) mas com pequenas realizações, de cada pessoa, o efeito dominó é incrível. Existem vários caminhos, desde se comprometer a fazer uma boa ação até querer realmente mudar o mundo (apesar de ser difícil)

   Hoje eu paro por aqui. Agradeço por todos vocês que leem meu blog, e desculpem se os ofendi, magoei, desrrespeitei e afins, não era meu objetivo. Enfim, obrigado. 

 
  

Um comentário:

  1. Olá, Carlos.
    Achei o seu texto bem interessante. Legal você discutir sobre esse tema.
    Você não precisa ficar pedindo desculpas no final do post, afinal você só deu sua opinião, e cada um tem direito de ter uma.
    Ah, e realmente é difícil encontrarmos nosso caminho, mas concordo que o primeiro passo é muito importante.

    Beijos (:

    ResponderExcluir