FISH

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A Jabuticabeira




Um senhor idoso estava cuidando de uma planta com todo o carinho. Um jovem se aproximou e perguntou:

- Que planta é esta que o senhor está cuidando?

- É uma jabuticabeira, meu jovem.

- E quanto tempo ela demora para dar frutos? (perguntou o jovem ansioso)

- Pelo menos uns quinze anos!

- E o senhor espera viver tanto tempo assim? - perguntou com ironia o rapaz.

- Não, não creio que viva mais tanto tempo, pois já estou no fim da minha jornada! - disse o ancião.

- Então, que vantagem você leva com isso? Vai demorar 15 anos para dar frutos, o senhor nem vai apreciar o gosto da jabuticaba. Você está todo sujo, cansado e ainda terá que regar e cuidar de uma planta da qual nunca verá os frutos! Que vantagem você tem nisso?

- Nenhuma, a não ser a vantagem de saber que ninguém colheria jabuticabas e nem saberia como são saborosas se todos pensassem como você...

O jovem se retirou muito envergonhado, refletindo seriamente naquelas palavras.

E quanto a nós? Escutamos o dito popular: Vamos viver hoje, porque amanhã...
É claro que não nos devemos nos preocupar com o futuro, pois pertence somente a Deus, mas se tudo o que fizermos for para servir somente para nós, sem que nos preocupemos em nada com as futuras gerações, então continuaremos a destruir o ecossistema, e, consequentemente, a nós mesmos. Além de destruirmos a sociedade onde vivemos, através das nossas relações cada vez mais individualistas.

Não importa se teremos tempo suficiente para ver mudado as coisas e as pessoas, mas façamos a nossa parte, para que tudo se transforme a seu tempo, pois com certeza nem tudo o que estamos plantando hoje teremos a oportunidade de colher amanhã; talvez sejam nossos filhos, netos...

domingo, 26 de dezembro de 2010

1° Passo


Toda grande caminhada começa com o primeiro passo


    Como falei no ultimo post, vou dar dicas simples de como preencher esse vazio que todos temos, e por muitas vezes tentamos suprimir sem sucesso.
    O primeiro passo para você que está perdido é muito simples: arrumar um objetivo de vida. Parece simples (e até é, mas nem tanto assim), porém muitas pessoas não conseguem estabelecê-lo. Mas porquê ter um??
Simples, com um você preencheria parte desse vazio que possuímos, mas não tenho nada contra com alguem que não o possui (qual é o problema de passar a vida se divertindo com futilidades, felicidades temporárias e uma falsa sensação de paz? O problema é que você vai cair no caso citado no post anterior -trágico-).
   Antes de falar o que seria um verdadeiro objetivo de vida, gostaria de fazer uma breve introdução filosófica u_u.
   Com muita freqüência, nos identificamos com aquilo que fazemos, e não por aquilo que somos.

   O propósito fundamental de uma ocupação é prover os meios para o sustento. A menos que tenhamos algum objetivo supremo, no entanto, trabalhamos para sobreviver, e sobrevivemos para poder trabalhar – o que é um ciclo sem sentido.

   Como podemos saber o que somos? Olhando para aquilo que fazemos durante as horas nas quais não trabalhamos, quando não estamos engajados nos meios de sobrevivência. Poderia ser chocante descobrir que nosso supremo propósito na vida é assistir televisão ou nos perder em qualquer outra diversão.

   O descanso e o relaxamento são tão vitais para a vida quanto água e alimento. Porém, depois que nossas necessidades vitais foram satisfeitas, deveria haver algo pelo qual vivermos.

   Se não temos uma meta importante, devemos pelo menos ficar ocupados procurando uma.

   E esse é o grande problema: achar uma meta. Nesse pequeno globo de água e guerras, vivemos com valores tão corrompidos (assunto para posts futuros) que não temos idéia do que fazer. Infelizmente, esse é um caaminho pessoal, ninguém pode dizer a você qual meta seguir. Mas pelo menos eu posso dar um conselho (se quizer seguir, ótimo; se não quizer, melhor ainda). Uma meta pessoal não precisa ser nada de muito grande (seria bom se todas as pessoas quizessem mudar o mundo, mas não é assim, até pq, você precisa mudar antes) mas com pequenas realizações, de cada pessoa, o efeito dominó é incrível. Existem vários caminhos, desde se comprometer a fazer uma boa ação até querer realmente mudar o mundo (apesar de ser difícil)

   Hoje eu paro por aqui. Agradeço por todos vocês que leem meu blog, e desculpem se os ofendi, magoei, desrrespeitei e afins, não era meu objetivo. Enfim, obrigado. 

 
  

sábado, 25 de dezembro de 2010

Vazio


Bom, há tempos já vinha querendo postar algo que tivesse vindo diretamente da minha mente, sem o ctrl c + ctrl v   rsrsrsrs.
E também há tempos queria tocar nesse assunto, algo que está na minha cabeça o tempo todo: quando estou acordado, quando vou dormir, quando ando na rua e agora também =)
Esse é um assunto muito delicado (calma que não vou falar de religião ou legalização do aborto), pois é algo que a maioria das pessoas não pensa, ou quando pensa, pensa, reflete uns 5 segundos, se cansa disso e volta a viver sua vidinha simplória.
Bom, se ninguém descobriu ainda do que estou falndo, eu digo: do verdadeiro sentido da vida. Já tinha falado isso em posts anteriores, e não vou repetir as coisas que escrevi. Escrevi esse post pensando em quem ia lê-lo, no caso nós, alunos do IFRJ (assim espero que alguém esteja lendo esse post). Agora, porque disse só as pessoas do IFRJ? Porque não dá pra generalizar pro mundo todo; se quero mudar o mundo tenho que começar por quem está próximo de mim.
Chega de enrolação, vou ao ponto (até que enfim). Supondo que você seja um estudante do ifrj (não importando seu cuso e período), você está lá por um motivo. Pode ser porquê você queira um  ensino de ótima qualidade, seja pelas pessoas, pelo nome do colégio, enfim, n motivos.
Supondo também que você se forme, terá um ótimo mercado de trabalho; todas as empresas vão querer você. Então você começa a trabalhar e a ganhar muito dinheiro com isso (ou não). Passa a viver sua vida sozinho, e a partir daqui pode ter vários caminhos: pode casar e ter um família, pode continuar solteiro(a) e curtir a vida, pode continuar estudando (aqui ou no exterior), enfim, mais n opções.
Supondo também que você viva uns 80 anos (se parar de comer no mc donald's), terá acumulado muito dinheiro (ou não), passou a vida inteira viajando e trabalhando, pode ter vivido com sua familia feliz durante todo esse tempo, mais n opções.
E aí você morre. Isso ai. Fim da linha. Game Over.
E a grande questão é: você morreu feliz? Ou será que na hora da morte lembrou de uma coisa que poderia ter feito diferente, ter trabalhado menos, ter vivido mais no verdadeiro sentido da palavra, enfim, mais n opções.
Poderá descobrir nesse momento que viveu uma vida ilusória, foi usado e abusado pelo sistema conhecido como sociedade; quando trabalhava perdia saúde, e trabalhava para ter um plano de saúde para recuperar a que você tinha perdido.
Poderá descobrir também que tudo que você julgava como certo e verdadeiro estava errado; toda uma vida de mentiras em que você fora enganado por tudo em que mais tinha confiança.
Mas isso vai acontecer se você tiver sorte, já que a grande maioria está dormindo socialmente; "Poxa, tô trabalhando tanto, mas deixa, o importânte é que vou receber a mais  heheheh", "Poxa, não sei o que tá acontecendo, tenho todo dinheiro que preciso, tenho uma família linda, tenho uma bela casa e carro, fiz várias viagens pelo mundo, acredito em Deus, tenho uma religião, tenho tudo que é necessário para ser feliz; mas não consigo sê-lo, por quê?"
Essa é a questão, essa é a única questão que importa na vida (sem aquela hipocrisia barata de quero salvar o mundo. Mas como você vai salvar o mundo se não consegue nem perceber o que falta em você?).
Disse o que queria dizer, disse o que não queria falar, mas tudo está bem quando acaba bem.
Agora, um aviso: se você quiser saber o que falta, esse vazio que todos temos e que nada aparentemente consiga fechar, nos próximos posts irei mostrar o caminho, mas é você que terá que percorrê-lo.

Abraços e tenham um feliz natal!!

Sobre tolices importantes




Ainda posso me lembrar de um tempo onde qualquer hora do dia era fim de tarde com cheiro de café e bolo de fubá fresquinho.
Tudo girava em torno de coisas tolas tão importantes! Já se perguntou alguma vez o que estamos fazendo com nossas vidas? Eu disse NOSSAS vidas!
Parece que esquecemos de sentir, cheirar, parar para olhar, parar para viver algo e se surpreender. Nada disso acontece mais de forma natural.
E por que não nos surpreendemos, nem sentimos, nem vivemos, nem cheiramos?
Por que esperamos demais, acomodados em expectativas que já vem enlatadas e totalmente fabricadas, com os conservantes da mais pura esquizofrenia social;
Presos à valores ridículos e insanos, que nem temos tempo de repensar, pois não se pode enxergar azul num mundo só de amarelo.
Vivemos no piloto automático sempre, fazendo só "o que deve ser feito", o que dá orgulho à sua família ou ao seu ciclo social ridículo e limitado, só para satisfazer essas expectativas pré-fabricadas e prontas para o consumo.
Nesse ponto já se esquece que nosso coração também tem voz, que podemos abandonar o caminho trilhado à qualquer momento, sem dever nada a ninguém e sem ater ao orgulho, que é um valor que destrói muitas almas.
Como disse a poetisa: "Lúcidos? São poucos"
Céus! Vejam quantos sonâmbulos andam nas calçadas; quantos mortos vivos dirigem seus veículos do ano;
Veja, veja com horror as pessoas de terno que correm apressadas pelas ruas, como quem corre num pesadelo, sem saber do que!
Conseguiram industrializar até a vida.
Já é tempo de ser lúcido. NÃO SE SUBMETA, ACORDE!!!!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

=D



Ganhei esse selo da Bia, uma amiga muito especial pra mim; não nos falamos muito, mas quando estudamos na mesma turma um apoiou o outro nos momentos difíceis, e agora vamos nos apoiar novamente :)

As regras do selo são as seguintes:
- Falar dez coisas sobre mim;
- Indicar dez blogs ao selo;
- Avisar os blogs que receberam o selo


Bom, vamos lá:
- Dez coisas sobre mim:
Sou mais baixo que a média dos meninos na minha idade (pelo menos eu acho, tenho 170 centímetros)
Sou um pouco tímido
Tenho poucos amigos, mas todos que tenho são verdadeiros no sentido da palavra
Minha cantora favorita é Amy Winehouse
Não me importo com o que dizem de mim sem me conhecerem
Mas dou muita importância ao que falam de mim sendo que precisa me conhecer primeiro
Adoro química
Acho filosofia mais exata que matemática
Se vc tentar ler minha mente, vai cair em um terrível labirinto
Acho que podemos fazer um mundo melhor, mas só quando as pessoas agirem mais do que falam


- Dez blogs indicados
Busca pelo conhecer
Exceção à regra (que me indicou :)
Artes Poéticas
Apenas algumas paranóias humanas
Vida no IFRJ
Pedros's Life and Playlist
Tempo Pra Falar
Randomly
Insanidade Abstrata
O Poeta está morto